Dor no punho após cirurgia do túnel do carpo? Pode ser dor do pilar.
Parágrafo Novo
Parágrafo Novo
Conheça mais sobre essa condição:

Ao discutir sobre a cirurgia do túnel do carpo com meus pacientes, eu inicio falando sobre os benefícios: “esta noite mesmo já dorme sem formigamento”, “após 15 dias você consegue retornar ao trabalho”. No entanto, as possíveis complicações sempre são esclarecidas, e uma delas é a Dor do Pilar.
A Dor do pilar consiste em uma dor na região da cicatriz e em suas laterais, na base do punho. Esta dor piora ao pressionar a cicatriz – em movimentos de apoio.
A boa notícia é que essa dor não dura para sempre. A maioria dos pacientes tem resolução em 3 meses, em alguns estes sintomas podem durar de 6 – 12 meses.
E por que ela acontece? Existem algumas teorias para explicá-la:
· Ligamentar/Muscular : alguns dizem que a abertura do teto do túnel do carpo (ligamento carpal transverso) causa uma frouxidão da origem dos músculos da região tenar e hipotênar (musculatura do polegar e 5 dedo)
· Atrito com a cicatriz
· Mudanças no alinhamento muscular
· Irritação dos nervos sensitivos
Não existem medicações específicas para a dor do pilar, e nem é necessária uma nova abordagem cirúrgica. Ela é tratada com fisioterapia, retorno às atividades e alongamento. Uma orientação imprescindível que todos os meus pacientes recebem ao retirar os pontos é a massagem na cicatriz, de modo a dessensibilizar essa área e evitar a dor do pilar.
Em caso de dúvidas, não hesite em agendar uma consulta.
Dra Renata Pontes - Cirurgiã da mão.